O Evento

O evento

Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.

A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.

Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.

Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.

Neste contexto, este meeting anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.

Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas ideias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Essa nona edição do GGP é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Geotecnologias da UERJ - Sistema Labgis, o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos do Município do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@labgis.uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br

Comitê Técnico-Científico:

Abimael Cereda Junior (Geografia das Coisas)

Breylla Campos Carvalho (UERJ)

Carla Semiramis Silveira (UFF)

Carlos Eduardo Gonçalves Ferreira (UERJ)

Claudio Esperança (UFRJ)

Clodoveu Augusto Davis Junior (UFMG)

Francisco de Assis Dourado da Silva (UERJ)

Helio Beiroz Imbrósio da Silva (IBAM)

Iara Silveira do Nascimento (UFRJ)

José Augusto Sapienza Ramos (UERJ)

Julia Celia Mercedes Strauch (ENCE/IBGE)

Katyucha Von Kossel Andrade Silva (ICMBio)

Leonardo de Carvalho Valentim da Silva (IPPRio)

Leonard Schumm (ICMBio)

Luiz Antonio Mano Ugeda Sanches (Geodireito)

Luiz Carlos Teixeira Coelho Filho (IPPRio)

Margareth Gonçalves Simões (UERJ/Embrapa)

Patricia Lustosa Brito (UFBA)

Patricia Rosa Martines Napoleão (INEA/RJ)

Rogério Luis Ribeiro Borba (IBGE)

Silvana Philippi Camboim (UFPR)

Sonia Maria Lima Silva (UERJ)