O Evento

O evento

Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.

A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.

Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.

Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.

Neste contexto, este meeting anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.

Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas ideias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Neste ano, no dia 21 acontece o evento paralelo Foro Mundo UNIGIS Rio de Janeiro, onde trabalhos acadêmicos que aplicam Geotecnologias serão expostos ao público.

No dia 22 de novembro, nosso evento trará minicursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias. Já no dia 23 teremos diversas experiências de setores públicos com apresentações de cases em palestras.

As inscrições aos dias de palestras são online e sobre duas modalidades: presencial e online. As palestras do dia 23 de novembro possuem inscrições gratuitas e serão proferidas na Capela Ecumênica do Campus Maracanã da UERJ. Todo o evento será transmitido ao vivo pela Web.

Essa oitava edição do GGP é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Geotecnologias da UERJ - Sistema Labgis - e o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos do Município do Rio de Janeiro.

Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@labgis.uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br